Museu-Casa de Ben-Gurion

Museu-Casa de Ben-Gurion

Ben-Gurion foi um líder sionista que proclamou a independência do Estado de Israel e se tornou o primeiro primeiro-ministro da sua história. O Aeroporto Internacional de Tel Aviv tem o seu nome.

Quem foi Ben-Gurion?

David Ben-Gurion foi o primeiro-ministro de Israel e um dos líderes mais conhecidos do movimento sionista. Sua maior conquista foi proclamar oficialmente a independência do Estado de Israel no dia 14 de maio de 1948.

Esse líder político que nasceu perto de Varsóvia foi o primeiro “pai” do Estado de Israel. Depois de atuar como primeiro-ministro durante uma legislatura, fez um retiro voluntário de um ano no deserto. Era um amante dos idiomas e da leitura. Sua biblioteca pessoal tinha mais de 20.000 livros e se tornou um dos espaços mais interessantes da Casa Ben-Gurion de Tel Aviv.

Cômodos da casa

A casa que serviu de residência para Ben-Gurion e sua família foi construída em 1931. Trata-se de uma modesta residência de dois andares perto do passeio marítimo de Tel Aviv. No início da visita é exibido um breve documentário sobre a vida do líder sionista e o nascimento do Estado de Israel.

A visita segue pelos cômodos da casa: o quarto do casal e da filha Renana, a cozinha, a sala e o banho. Todos os ambientes da casa mantêm os móveis originais da época e estão decorados com fotografias de Ben-Gurion em momentos importantes da sua vida ou em encontros com personagens como Einstein, Nixon ou Kennedy.

A parte mais chamativa da Casa de Ben-Gurion é a biblioteca, que ocupa todo o segundo andar. Cartas e documentos de grande valor se misturam com milhares de livros que formam a coleção pessoal do político. Entre as obras mais valiosas se destacam várias bíblias em hebraico.

Horário

Segundas-feiras: das 8:00às 17:00 horas.
Terças, quartas, quintas e domingos: das 8:00 às 15:00 horas.
Sextas-feiras: das 8:00 às 13:00 horas.
Sábados: das 11:00 às 14:00 horas

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 4, 13, 104 e 256.