Feriados de Tel Aviv - Festas dias não laborais
Feriados de Tel Aviv

Feriados de Tel Aviv

O calendário judaico é regido pela lua e suas diversas celebrações mudam de dia a cada ano. A maioria das festas de Tel Aviv tem caráter religioso e algumas, como o Hanucá, duram vários dias.

Feriados em Tel Aviv

  • Dia do Holocausto: este feriado celebrado em janeiro lembra os seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto. Nesse dia, as principais cidades de Israel param em memória das vítimas, as sirenes tocam e as lojas de Tel Aviv fecham por respeito.
  • Purim: o carnaval judaico acontece anualmente em março e durante dois dias Tel Aviv se torna uma grande festa colorida com a presença de visitantes do mundo inteiro.
  • Shavuot: a história judaica marca este dia de março como a data em que a Torá foi entregue ao povo hebreu no Monte Sinai.
  • Pesach: essa festa judaica celebrada em abril comemora  a liberação dos escravos hebreus do Egito relatada no Livro do Êxodo. A festa duram sete dias e muitos comércios reduzem seu horário comercial.
  • Dia da Memória: é celebrado no dia anterior ao Dia da Independência. Essa festividade relembra todas as vítimas de terrorismo na história de Israel. Trata-se de uma homenagem aos soldados e civis mortos.
  • Dia da Independência: no final de abril ou começo de maio é celebrada a declaração da independência do estado de Israel, que aconteceu em 1948. Naquele ano o mandato britânico foi levantado, e Israel se tornou um estado independente.
  • Tisha B’Av: esse é o principal dia de luto em Israel e acontece em julho. São relembrados três importantes fatos históricos: a destruição do Primeiro Templo em 586 a.C., a destruição do Segundo Templo no ano 70 d.C., e a expulsão dos judeus da Espanha em 1492.
  • Yom Kippur: o Dia da Expiação. As lojas, restaurantes e meios de transporte administrados pelos judeus fecham completamente. É um dia de jejum e reflexão para a comunidade judaica, que traduz também no fechamento de aeroportos e fronteiras.
  • Hanucá: a Festa das Luzes. Similar ao Natal dos cristãos, o Hanucá é celebrado em dezembro e dura 8 dias, um por cada vela do candelabro Menorá. É bastante provável que os preços de Tel Aviv subam durante o Hanucá, já que muitos judeus aproveitam para viajar pelo país.

É bastante difícil reunir os feriados de Tel Aviv, já que mudam a cada ano, por isso é melhor consultar o site de informação turística de Israel antes de planejar uma viagem a Tel Aviv: