Ônibus de Tel Aviv

Ônibus de Tel Aviv

Os ônibus de Tel Aviv chegam a todas as zonas da cidade e são o meio de transporte mais econômico junto com o sherut. Funcionam todos os dias, exceto durante o shabat.

Há várias companhias de ônibus urbanos em Tel Aviv, mas a mais famosa e utilizada é a Dan. Esses ônibus são brancos e azuis e chegam a praticamente todos os pontos da cidade. Graças ao fato de Tel Aviv ser uma cidade que concentra todas as suas atrações turísticas em uma zona muito pequena, os turistas só precisam conhecer poucas linhas para se deslocar de ônibus por Tel Aviv.

Além disso, a informação nos pontos de ônibus costuma vir em hebraico e alguns motoristas não falam inglês, por isso o melhor é consultar a rota no Google Maps ou perguntar a algum morador.

As linhas mais importantes

Horário e frequência

A frequência dos ônibus de Tel Aviv varia entre 5 e 10 minutos em função da rota. Os ônibus começam a funcionar às 6:00 e terminam seus últimos serviços regulares por volta das 21:00 horas. A partir daí operam os ônibus noturnos, que têm uma frequência menor.

É importante lembrar que os ônibus de Tel Aviv no funcionam durante o shabat (das 15:00 horas das sextas-feiras às 17:00 horas do sábado).

Tarifas

O preço de um bilhete de ônibus é de séquel7 (US$2,10) e permite fazer baldeação durante os seguintes 90 minutos.

Cartão Rav-Kav

Para pagar nos ônibus de Tel Aviv é necessário adquirir o cartão Rav-Kav. Trata-se de um cartão obrigatório para pagar o valor do bilhete de ônibus. Você poderá comprar e recarregar o cartão Rav-Kav nas estações de trem e ônibus, nas bancas e no posto turístico da Torre do Relógio.

O preço do cartão é de séquel5 (US$1,50).