Neve Tzedek

Galerias de arte, boutiques de moda, cafeterias chiques… o ambiente mais alternativo de Tel Aviv está no bairro boêmio de Neve Tzedek, uma parada obrigatória para os amantes das compras.

Neve Tzedek significa oásis de justiça em hebraico. Mas, mais do que isso, esse bairro boêmio de Tel Aviv significa arte, moda e gastronomia.

Um pouco de história

Entre a antiga estação de trem e a praia Banana Beach cresce esse bairro que passou por diferentes etapas ao longo da história de Tel Aviv. Em 1887, um grupo de famílias judias decidiram se estabelecer no sudoeste da cidade para descongestionar a abarrotada cidade de Jaffa. Assim nasceu Neve Tzedek, o primeiro bairro judeu de Tel Aviv nos arredores de Jaffa.

Nos primeiros anos de vida, Neve Tzedek foi povoado pelas famílias mais ricas de Tel Aviv, que construíram no bairro confortáveis casas térreas de cores vivas. Com o passar dos anos, a zona foi gradualmente abandonada e chegou a um estado de decadência e marginalidade que fez com que se tornasse um bairro despovoado.

No final do século XX, Neve Tzedek ressurgiu das cinzas e se encheu de restaurantes e cafés que atraíram diversos visitantes e artistas locais. Esses novos inquilinos instalaram galerias de arte, boutique e pequenas lojas de moda com os produtos mais vanguardistas.

Entre os vizinhos mais populares do bairro se destacam o empresário Roman Abramovich, a atriz Gal Gadot ou o Prêmio Nobel de Literatura Shmuel Yosef Agnon.

Compras em Neve Tzedek

As ruas entrelaçadas que formam Neve Tzedek estão cheias de butiques e lojas de moda local, um paraíso para os amantes das compras. Todos os edifícios seguem o mesmo estilo oriental e muitos estão decorados com flores e coloridos murais que dão ao bairro um toque mais pitoresco.

A rua Shabazi é a principal artéria de Neve Tzedek. Aqui se concentra a maior parte das galerias de arte, oficinas de artesãos, boutiques de moda e muitas outras lojas onde comprar um souvenir personalizado de Tel Aviv.

Transporte

Ônibus: linhas 10, 18, 40 e 41.