Porto de Jaffa - História e localização em Tel Aviv
Porto de Jaffa

Aos pés da antiga cidade de Jaffa está seu porto, perfeito para conhecer a história de Tel Aviv, de Israel e das diversas civilizações que passaram por ele ao longo dos seus quatro milênios de história.

Um pouco de história

A história do Porto de Jaffa remete a vários milênios atrás, tanto que é necessário recorrer à Bíblia, onde há uma menção a ele no Antigo Testamento. Segundo a lenda cristã, o histórico porto de Jaffa foi fundado pelo filho de Noé depois do Dilúvio Universal.

A verdade é que, durante mais de 4000 anos, o porto permaneceu ativo e concentrou uma incessante atividade comercial, algo único no mundo. Durante séculos, o Porto de Jaffa foi uma parada obrigatória para os navios comerciantes da Ásia e Europa.

Árabes, cristãos, judeus, otomanos e egípcios passaram pelo Porto de Jaffa ao longo da sua história. O porto era, e segue sendo ainda hoje, a principal porta de acesso à cidade de Jaffa.

O que ver no Porto de Jaffa

Além dos pequenos barcos pesqueiros encalhados perto das rochas, o Porto de Jaffa de Tel Aviv é perfeito para desfrutar de outros grandes atrativos:

  • Rocha de Andrômeda: o porto oferece uma vista privilegiada da rocha mais famosa de Tel Aviv. Segundo a mitologia grega, a princesa Andrômeda foi acorrentada a essa pedra e Perseu a resgatou dos monstros marinhos voando sobre seu cavalo alado.
  • Farol de Jaffa: no alto da colina que protege o porto está o Farol de Jaffa, que guiava os marinheiros e comerciantes na entrada ao porto.
  • Fonte da baleia: esta fonte homenageia o relato bíblico de Jonas e a baleia. Esse jovem foi engolido por uma grande baleia e permaneceu três dias na sua barriga até que Deus o libertou.
  • Entrada da cidade: em um edifício do porto estão as famosas escadas de pedra que levam ao coração de Jaffa, com a inscrição “Bem-vindos a Jaffa” em vários idiomas.

O porto atualmente

Hoje em dia, o Porto de Jaffa de Tel Aviv é voltado exclusivamente ao turismo. O passeio do porto está delimitado por uma fila de casas construídas com pedra que antigamente serviram de apoio ao porto em sua função comercial. Essas construções se transformaram em restaurantes, lojas e até discotecas.

Às vezes é possível ver pescadores locais sobre as rochas do Porto de Jaffa, uma imagem muito pitoresca que faz com que esse lugar seja ainda mais chamativo.

Transporte

Ônibus: linhas 10, 13, 18 e 46.