Mesquita Mahmoudiya - História e localização em Tel Aviv
Mesquita Mahmoudiya

Conhecida como a Grande Mesquita, Mahmoudiya foi um importante templo muçulmano construído durante o domínio otomano. O minarete da Mesquita Mahmoudiya pode ser visto de toda a cidade de Jaffa.

Um pouco de história

Os cimentos originais da Mesquita Mahmoudiya de Tel Aviv foram colocados em 1730 na antiga cidade de Jaffa, que gozava de máximo esplendor nessa época.

Esse humilde templo muçulmano foi crescendo com o passar dos anos e em 1812 tomou a forma que tem atualmente graças às construções feitas sob a ordem do governador otomano Muhammad Abu-Nabbut.

A Mesquita Mahmoudiya de Tel Aviv foi ganhando forma durante os século XVIII e XIX graças, em parte, à reutilização de materiais como o uso das colunas romanas de Cesareia.

A mesquita atualmente

A Mesquita Mahmoudiya continua sendo a maior de Jaffa. Seu alto minarete pode ser visto praticamente de todos os pontos da cidade velha, mas, embora siga em uso, a mesquita não faz a chamada à oração.

A parte mais chamativa da mesquita é seu sebil, uma fonte localizada na parede sul que na época fornecia água a todos os habitantes da cidade velha, um verdadeiro privilégio naquele tempo. Esse presente do governante ao seu povo fez com que o sebil ganhasse o nome de “fonte do Sultão Solimão”.

Para levar em conta

Ao ser um templo muçulmano, a entrada à Mesquita Mahmoudiya não é permitida às pessoas de outras religiões. No entanto, sua importância histórica faz com que valha a pena visitar seu exterior. Além disso, a mesquita está ao lado da Torre do Relógio e a poucos metros da Igreja de São Pedro, do Porto de Jaffa e do Mercado de Pulgas. Uma localização privilegiada!

Transporte

Ônibus: linhas 10, 13 e 18.