Onde comer em Tel Aviv - Pratos típicos, zonas e restaurantes
Onde comer em Tel Aviv

Onde comer em Tel Aviv

Falafel, húmus, pão pita, shakshuka… A gastronomia de Israel é única e mistura o melhor das tradições culinárias dos árabes e judias. Os restaurantes de Tel Aviv são mundialmente famosos e não é para menos!

Se há algo que caracteriza Israel é a mistura de culturas e religiões, palpável em seus monumentos, em seus moradores e, como não poderia deixar de ser, na sua gastronomia. A culinária israelense se caracteriza pela fusão da cozinha árabe, das tradições judias e dos ingredientes mediterrâneos.

Além disso, muitos dos pratos típicos de Tel Aviv se inspiraram em receitas de outros países, como Iraque, Yêmen e inclusive a Espanha, graças aos judeus sefarditas que chegaram ao Oriente.

Cabe destacar que a maioria dos pratos que compõem a cozinha israelense é vegetariano, sendo o húmus o máximo representante internacional da gastronomia de Israel.

Pratos típicos de Israel

  • Húmus: o prato por excelência da gastronomia de Israel é o húmus, um patê de grão-de-bico com especiarias que triunfa internacionalmente. Se você for amante dessa delícia, o húmus de Tel Aviv, o autêntico, ficará gravado para sempre nas suas papilas gustativas.
  • Falafel: estas “almôndegas vegetarianas” feitas de grão-de-bico triturados são degustadas a qualquer hora e em qualquer lugar. São servidas acompanhadas de iogurte ou tahini e devem estar crocantes por fora e suculentas por dentro. É impossível ir embora de Tel Aviv sem provar o falafel.
  • Shakshuka: este prato israelense que significa “tudo junto” ou “tudo misturado” é literalmente isso, uma mistura de tudo. São ovos cozidos no molho de tomate acompanhados de pimentão, cebola, cominho e páprica.
  • Sabih: uma espécie de lanche de pão pita recheado com berinjela, ovo cozido, tomate, azeitonas e húmus para acompanhar. É perfeito para um bom almoço ou uma comida rápida e é vendido tanto em restaurantes de Tel Aviv quanto em bancas de comida de rua.
  • Shawarma: este delicioso “kebab árabe” pode ser feito com carne de frango ou vaca em tiras e servido com pão pita junto com alface, cebola e tomate. Delicioso e econômico!
  • Mujaddara: é uma espécie de salada de lentilha. Normalmente é servida com cebola frita, arroz e azeite de oliva.
  • Burekas: o máximo expoente da comida de rua de Israel são as burekas. Trata-se de uma espécie de pão frito e recheado, comum na gastronomia dos países que viveram sob a influência do império otomano. Você encontrará burekas nas bancas de rua de Tel Aviv e Jerusalém.
  • Labneh: é um queijo de leite de vaca ou ovelha que costuma ser servido no café da manhã acompanhado com pão pita ou legumes.
  • Pão pita: o pão pita é o elemento onipresente da gastronomia de Israel. Em todos os restaurantes de Tel Aviv e bancas de rua, esse pão será servido como acompanhamento para qualquer prato. Você pode comer só o pão pita ou prová-lo com húmus ou fazer um sanduíche.
  • Zaatar: outro tipo de pão muito famoso nas bancas de comida de rua de Tel Aviv é o zaatar, uma massa fina de pão coberta de sementes de sésamo.
  • Halva: este doce típico de Israel e de outros países do Oriente é uma espécie de turrão seco preparado com sementes de sésamo e especiarias.
  • Tâmaras: as tâmaras secas ou desidratadas são outras das sobremesas mais comuns nos restaurantes de Tel Aviv. Você também irá encontrá-las nos supermercados.
  • Sucos: assim como acontece em outras cidades como Marrakech, as ruas de Tel Aviv estão cheias de bancas de sucos de todos os sabores: laranja, abacaxi, tropical e, principalmente, de romã, um dos símbolos do país.

Comida kosher

O Talmud e a Torá, os livros sagrados do judaísmo, reúnem uma série de normas que regem os alimentos que a religião permite ou não comer, assim como a forma de prepará-los. Embora apenas os judeus mais conservadores sigam estas doutrinas, você certamente encontrará restaurantes em Tel Aviv e produtos etiquetados como kosher ou “alimentos puros”.

Não misturar carne com produtos lácteos ou esperar certo tempo para tomar leite depois de comer carne são algumas das diversas normas que regem a comida kosher. É proibido comer frutos do mar, peixes sem escamas ou derivados do porco.

Além disso, o judaísmo proíbe cozinhar durante o shabat, o dia sagrado, por isso as famílias que seguem essas estritas normas comem pratos já preparados.

Melhores zonas para comer em Tel Aviv

Tel Aviv representa a combinação perfeita de tradição e modernidade. A comida de rua continua sendo uma das suas maiores referências culinárias, assim como um imprescindível para degustar os sabores mais autênticos de Israel. A melhor zona onde provar comida de rua é, sem dúvida, o Mercado Carmel: frutas, tâmaras, saladas, húmus, shawarmas e muito mais.

Se você procura variedade e quer provar comida árabe, israelense ou de outros países, a melhor opção é o Mercado de Sarona. Nas diversas bancas desse mercado você vai encontrar todo tipo de comida, doces e bebidas. Além disso, o bairro de Kerem Ha Teimanim é famoso por sua grande variedade de restaurantes especializados na cozinha judia iemenita.

Outra das melhores zonas onde você pode comer em Tel Aviv é Jaffa. A cidade antiga que marcou o início da história de Tel Aviv abriga diversos restaurantes, tanto tradicionais quanto vanguardista. Se você quer comer barato em Tel Aviv e a qualquer hora do dia, as melhores opções são o passeio marítimo, a rua Levinski, a zona de Kerem Hatemanim e o Tel Aviv Port Market. As opções são infinitas!